segunda-feira, 12 de outubro de 2009

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2008


Como professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio na rede pública de ensino do Tocantins, tenho me deparado com situações que me incomodam bastante, principalmente no que se refere à leitura e a produção escrita, pois desenvolver a competência lingüística dos alunos para que eles possam fazer o uso competente da língua é um desafio para todos nós enquanto profissionais da educação.
Diante do exposto, a Olimpíada de Língua Portuguesa veio ao encontro dos meus anseios e preocupações, pois através das orientações e temas abordados, pude desenvolver um trabalho melhor e mais interessante proporcionando aos alunos, a oportunidade de minimizar suas dificuldades como produtores de textos.
O primeiro passo foi informá-los sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, sobre a importância da participação no evento, como seriam realizadas as atividades e o gênero que iriam trabalhar, “artigo de opinião”, no período de 04 de abril a 08 de agosto.
Todas as oficinas propostas foram realizadas em sala de aula, seguindo as orientações do caderno do professor com o objetivo de motivar o aluno e despertá-lo para o gênero em estudo.
Com a realização das atividades e a seqüência metodológica, o trabalho com as oficinas gerou frutos que foram além das expectativas, pois despertou o interesse dos alunos em debater assuntos polêmicos e os motivou a melhorar cada vez mais seus textos, escrevendo artigos de opinião sobre assuntos discutidos na mídia e com isso reconhecendo o objetivo e a finalidade desse gênero.
O debate foi à situação de comunicação privilegiada para desenvolver a capacidade argumentativa dos alunos, aprofundando seus conhecimentos sobre o tema e contribuindo para uma produção mais fundamentada e coerente.
Além disso, o material da Olimpíada foi excelente e nos proporcionou aulas mais diversificadas, e proveitosas, pois os resultados alcançados foram animadores e relevantes não só para mim como professora como também para os alunos que puderam mostrar sua competência como articulistas, superando dificuldades e se tornando cidadão crítico, argumentando melhor e com mais consciência sobre a realidade em que vive.
Diante disso, a família CERNC, Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho sente-se honrada por ter participado da Olimpíada de Língua Portuguesa e conquistado o titulo de finalista 2008, levando o nome da nossa Escola e do Estado a São Paulo e Brasília, mostrando que é possível superar desafios, que lutar pela educação sempre vale a pena, um sinal de que a educação no Tocantins está fazendo a diferença nas páginas da Olimpíada. A nossa aluna Ludmilla fez a diferença e ganhou a medalha de prata para o nosso Estado.

Prof(a) Rosilene Vicente de Sousa, do Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, no município de Palmeiras do TO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação....Gerlane.